A Universidade assume o compromisso de discutir políticas públicas na disputa eleitoral de forma plural e democrática através da extensão. Esta é a avaliação da coordenação do debate entre candidatos a Prefeitura de Ponta Grossa, realizado na noite da quarta-feira, 28/08/24, no Campus Central da UEPG. “Debater os problemas da cidade é uma forma de fortalecer a democracia e combater a desinformação”, explica o professor Sérgio Gadini, coordenador da Agência de Jornalismo UEPG, um dos programas extensionistas que participou da organização do evento.
Durante 2h40 minutos, os candidatos participantes (Magno Zanellato, do Partido Novo, Aliel Machado, do Partido Verde, Elizabeth Schmidt, do Partido União, e Mabel Canto, do PSDB) responderam perguntas das entidades sociais parceiras do evento e também aos questionamentos da organização do encontro. Em dois blocos, candidatos e candidatas fizeram perguntas aos concorrentes, momento em que todos foram questionados e responderam com direito à replica e tréplica em cada rodada de perguntas. As regras do debate eleitoral foram discutidas previamente pela equipe de organização do evento em reunião com as assessorias dos candidatos.
Participaram presencialmente alunos, servidores e professores da UEPG. Acadêmicos que não conseguiram acessar o Grande Auditório devido à lotação, realizaram a projeção da transmissão do evento no pátio da Universidade. “A participação acadêmica é imprescindível para que os estudantes tenham oportunidade de acesso às informações para um voto consciente”, destaca Gabriele Proença, integrante do projeto Combate à Desinformação nos Campos Gerais, organizador da iniciativa. A comunidade externa interessada pôde acompanhar a transmissão ao vivo do debate pelo canal do Youtube Agência de Jornalismo UEPG, pela TV Comunitária de Ponta Grossa e por outros portais jornalísticos da cidade.
O evento contou ainda com plenas condições de segurança aos participantes. “Tivemos o apoio da Polícia Militar, que manteve uma viatura no local, e da segurança patrimonial da UEPG, ambas atendendo pedido da coordenação do debate e da Universidade”, ressalta Manoel Moabis, professor participante da organização do evento.
Debate contou com transmissão simultânea de portais jornalísticos da Cidade
Além da transmissão pelo Youtube da Agência de Jornalismo UEPG e pela TV Comunitária de PG, o debate entre candidaturas à Prefeitura de PG contou com a transmissão simultânea pelos portais Arede/Jornal da Manhã, DC+/Diário dos Campos, Boca no Trombone e Blog da Mareli.
O evento foi realizado por estudantes e professores que integram os projetos de extensão na UEPG Combate à Desinformação, Agência de Jornalismo, Núcleo de Produção Audiovisual, com apoio do Departamento de Jornalismo, Programa de Pós-graduação em Jornalismo, curso de Direito, administração da Universidade e Sinduepg/Andes.
📸: João Ricardo Fogaça / Foca Foto