Na tarde do dia 16 de novembro, o projeto de extensão e pesquisa, Combate a Desinformação nos Campos Gerais do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, aplicou um jogo de cartas sobre desinformação em três turmas do Colégio Linda Bacila. O baralho didático foi elaborado pelos alunos e professores do projeto, com o objetivo de estimular os alunos a debaterem sobre a disseminação de fake news nas redes sociais. A atividade contou com a presença de professores e bolsistas do projeto, com a colaboração da professora Michele Rotta Telles que dá aulas no colégio Linda Bacila.
Segundo a professora do curso de Jornalismo da UEPG e integrante do projeto Karina Janz, a atividade direcionada a alunos de oitava e nona série do Ensino Fundamental teve o início com a professora Michele explicando o que é informação e desinformação, e depois o jogo foi explicado aos alunos e aplicados de formas diferentes. A primeira turma foi dividida em dois grupos e nas demais turmas menores para a dinâmica do jogo. E ao final era realizada uma conversa para ver o que os alunos acharam do jogo. A professora reforçou a importância deste primeiro teste, “A primeira experiência com o uso desse jogo que vai nos ajudar a avaliar a maneira como funciona melhor a dinâmica”.
A atividade ainda será ministrada em outros dois colégios de Ponta Grossa, e o grupo também está produzindo um tabuleiro e uma versão online do jogo.