Parceria com a Rádio Sant’Ana FM e projetos de Extensão da UEPG transmitiu informação no primeiro turno da eleição municipal
A votação em primeiro turno no domingo, 6/10, em Ponta Grossa contou com uma cobertura jornalística durante todo o dia com transmissão pela rádio Sant’Ana FM 89.7 em parceria com os projetos de extensão Núcleo de Produção Audiovisual, Agência de Jornalismo e Combate à Desinformação nos Campos Gerais. A iniciativa envolveu a participação direta de 16 estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
“Produzidos mais de 6 horas de programação com boletins ao vivo, reportagens, entrevistas e notícias, a partir dos principais locais de votação da cidade”, destaca o professor Manoel Moabis, um dos coordenadores do trabalho. Além da parceria com a Rádio Sant’Ana, o Sindicato dos Docentes da UEPG (Sinduepg/Andes-SN) apoiou a iniciativa, inclusive com a participação de professores, que foram entrevistados para analisar o processo eleitoral ao longo da votação.
Na avaliação de estudantes que passaram o dia nos locais com maior movimento e concentração de eleitores na Cidade, a experiência de fazer jornalismo ao vivo com transmissão simultânea é um aprendizado profissional. “A cobertura cumpriu com a função de informar o público ao longo do dia, trazendo analistas e profissionais que conhecem os desafios da disputa política”, diz Joyce Clara, que foi uma das apresentadoras da programação. “É uma experiência rica, pois exercitamos habilidades de escrita, apuração e locução no rádio, além de trabalhar em equipe com colegas na reportagem de campo”, destaca a estudante do 3º ano de Jornalismo da UEPG, Betânia Ramos da Silva. “A cobertura proporciona uma visão prática do jornalismo em ação e foi uma oportunidade de aprendizado”, completa.
Pietra Bergonsi Gasparini, que acompanhou a eleição a partir de Imbituva, onde foi votar, confirma avaliação de colegas. “Acompanhar de perto um processo eleitoral com o desafio de informar a população é uma experiência pessoal e profissional”, diz a estudante, que cursa o primeiro ano de Jornalismo na UEPG. “Foi a primeira vez que vivenciei uma intensa apuração jornalística da eleição em Ponta Grossa e a parceria com a Rádio Sant’Ana foi uma experiência para a vida”, diz Lucas Veloso, que fez a apresentação de boa parte da programação na jornada eleitoral de domingo. “A importância do trabalho em equipe foi essencial na cobertura eleitoral e a cooperação coletiva garantiu uma transmissão ágil e com informação de interesse público em tempo real”, conclui Wesley Machado, do 4º ano de Jornalismo.
O curso de Jornalismo da UEPG acompanha e participa de coberturas eleitorais na Cidade desde 2004, período em que já firmou parcerias com diversas emissoras comerciais de radiodifusão em Ponta Grossa e região, incluindo a Rádio Princesa FM e a TV Comunitária (canal 17 da Claro/TV). No primeiro turno das eleições municipais deste ano a parceria foi com a Rádio Sant’Ana FM.
Parte da programação, que contou com transmissão ao vivo, a partir do estúdio da Rádio Sant’Ana, está disponível no youtube do Núcleo de Produção Audiovisual (NPA) da UEPG.